Doações serão entregues para escola de Eldorado do Sul, atingida pela enchente

Solidariedade é uma forma de exercitar a empatia e tentar manter o olhar de afeto sobre as necessidades de outras pessoas. É uma ação que pode ser aplicada ao seu redor com a mesma intensidade de atravessar fronteiras. Em momentos difíceis como este que o Rio Grande do Sul está vivenciando, unir forças é essencial para auxiliar quem mais precisa. As fortes chuvas deixaram um rastro de destruição no Estado, e a solidariedade é a ferramenta mais forte para ajudar reconstruir esse cenário.
Na semana em que a Escola Municipal Monteiro Lobato, na sede de Hulha Negra, celebra seus 62 de atividades no município, sua história se entrelaça com uma escola municipal da região metropolitana de Porto Alegre. O começo deste cenário se deu quando a EMEF Monteiro Lobato recebeu um aluno vindo da EMEF David Riegel Neto, de Eldorado do Sul.
“A escola onde ele estudava ficou inundada pela água que chegou atingir a altura de 1,8m. A família deste aluno também foi atingida pela tragédia e eles vieram para Hulha Negra, pois já moravam aqui e tem parentes que moram aqui também. O aluno foi encaminhado para nossa escola, então ficamos conhecendo a situação da EMEF David Neto, já que foi preciso entrar em contato com a equipe diretiva de Eldorado do Sul para verificar os tramites para fazer a transferência do aluno”, explicou a diretora da EMEF Monteiro Lobato, Lilian Igure.
Associando as atividades comemorativas do aniversário da EMEF Monteiro Lobato, a equipe diretiva teve a ideia de compartilhar solidariedade, promovendo uma campanha de arrecadação de material escolar que serão doados para a escola de Eldorado do Sul. As doações já estão chegando e, quem quer participar, pode fazer a entrega dos materiais direto na EMEF Monteiro Lobato até sábado, dia 15 de junho.
“Desta forma, trabalhamos a solidariedade e empatia com os nossos alunos, que estão engajados na campanha para ajudar a quem precisa. O aniversário é da nossa escola, mas quem ganhará o presente será a EMEF David Riegel Neto’’, salienta a diretora lilian Igure. A arrecadação contempla todo tipo de material escolar. A escola fez uma lista de sugestão que inclui caderno, lápis, borracha, apontador, tesoura, cola, lápis de cor, giz de cera, canetinha, régua, massinha de modelar, papel A4, estojo e mochila.
A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Adriana Martinez Delabary, informa que todas as doações arrecadadas serão entregues diretamente na escola de Eldorado do Sul. “As necessidades são urgentes e variadas, mas cada doação faz a diferença. A ajuda de nossa comunidade é fundamental para reconstruirmos sonhos e esperanças. Juntos, somos a força que transforma vidas. Vamos mostrar que a solidariedade não conhece fronteiras”, enfatiza a secretária destacando que a importância dessa campanha reside em vários aspectos. ‘‘Primeiramente, ao fornecer materiais escolares, estamos garantindo que os estudantes possam retomar suas atividades educacionais com o mínimo de interrupção possível. Muitos alunos perderam seus livros, cadernos, lápis e outros materiais essenciais durante a enchente, e sem esses recursos, seu aprendizado e desenvolvimento podem ser severamente prejudicados’’.
O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, relata que a tragédia trouxe consigo uma série de desafios para alunos e professores, destacando a necessidade urgente de assistência e apoio. O Poder Público entende que organizar uma campanha de arrecadação de materiais escolares é uma das maneiras mais eficazes de promover a solidariedade e ajudar a reconstruir o ambiente educacional afetado.
‘‘A campanha de arrecadação também serve como um exemplo inspirador, especialmente para as crianças e jovens que estão envolvidos, seja como doadores ou beneficiários. Ela ensina lições valiosas sobre empatia, generosidade e o impacto positivo que cada indivíduo pode ter na vida dos outros. Ver a comunidade se unir para apoiar essa causa nos dá uma sensação renovada de esperança e motivação. A solidariedade em ações como essa transcende a mera doação de bens materiais; ela representa um compromisso com o bem-estar e o futuro das crianças afetadas. Ao contribuir com materiais escolares, estamos investindo no futuro educacional dessas crianças, oferecendo a elas a chance de continuar seus estudos e alcançar seus sonhos, apesar das adversidades enfrentadas’’, destaca o prefeito.

EMEF David Riegel Neto
O Grupo Escolar David Riegel Neto foi criado em 1973. Após a emancipação municipal de Eldorado do Sul (08 de junho de 1988), no ano de 1989, em um novo prédio, a instituição, que foi nomeada como Escola Municipal de 1º Grau David Riegel Neto realizou o seu primeiro ano letivo, além de abrigar o primeiro Gabinete do Prefeito e a primeira Câmara Municipal de Vereadores de Eldorado.
A partir disso, a escola acolheu diversas atividades municipais como apresentações culturais e concursos públicos. No ano de 1994, o colégio sediou a Escola Estadual de Ensino Médio de Eldorado do Sul por 10 anos, quando a mesma recebeu seu prédio próprio.
Desde então, a EMEF David Riegel Neto faz parte da comunidade eldoradense. Muitos munícipes estudaram na escola e contribuíram para esta grande história. A frente desta instituição, sempre estiveram grandes profissionais nas equipes diretivas, corpo docente e funcionários. Atualmente, o colégio atende Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação para Jovens e Adultos).

Fonte: AsCom Hulha Negra

Data de publicação: 12/06/2024