Parceria entre Prefeitura de Hulha Negra e Senac Bagé capacita 15 mulheres em curso gratuito oferecido através do Programa Qualifica RS

Com o objetivo de desenvolver o protagonismo feminino e promover a inclusão social, uma parceria da prefeitura de Hulha Negra com o Senac Bagé, promove o curso gratuito de Técnicas de Preparo de Pães, Cucas, Sonhos e Massas Caseiras. A parceria faz parte do projeto Qualifica RS, do Governo do Estado.
Durante o curso de 42 horas, as alunas tem a oportunidade de estudar diversas técnicas de preparo de massas e pães caseiros e artesanais seguindo as normas de boas práticas para a manipulação de alimentos. “Além de aprenderem uma nova opção de criação de fonte de renda, as participantes formaram vínculos, criaram networking e se fortaleceram como comunidade”, destaca o instrutor Juliano Munhoz.
O responsável pelo atendimento às prefeituras da região, Augusto Chaves, comenta da importância desta parceria. ‘‘É uma oportunidade grande e valiosa e que faz com que o Senac contribua de forma significativa para o desenvolvimento socioeconômico não só de Hulha Negra, mas de toda a região, ofertando educação de qualidade e, por consequência, formando profissionais capacitados impulsionando a empregabilidade regional’’.
O curso de Técnicas de Preparo de Pães, Cucas, Sonhos e Massas Caseiras deve ser encerrado no próximo mês. São 15 vagas que foram ofertadas e preenchidas exclusivamente por mulheres. Os cursos ofertados pelo Qualifica RS, em Hulha Negra, foram indicados através de uma pesquisa realizada pelo CRAS e por empresas do município, ao serem consultadas pelo Poder Público Municipal sobre as áreas em que havia maior déficit de trabalhadores.
A secretária municipal de Assistência Social, Elisete Brasil (Maninha), pontua que o curso fornece um oportunidade concreta para as mulheres da comunidade adquirirem habilidades que podem ser convertidas em uma fonte de renda. “A produção e venda de pães e massas artesanais podem se transformar em um negócio lucrativo, ajudando a melhorar a condição econômica das famílias envolvidas”, destaca a secretária.
Maninha ainda enfatiza que ao focar nas mulheres, o curso contribui para o empoderamento feminino. “Ele proporciona autonomia financeira e fortalece a autoestima das participantes, capacitando-as a iniciar e gerir seus próprios negócios. As participantes adquirem habilidades práticas em panificação e confeitaria, além de conhecimentos em gestão, marketing e vendas, essenciais para o sucesso de um empreendimento no setor alimentício. Inclusive, acreditamos que a introdução de novos negócios de pães e massas artesanais pode fortalecer a economia local, criando um ciclo virtuoso de produção e consumo dentro da própria comunidade. Pequenos negócios podem gerar empregos e estimular outras iniciativas econômicas”.
Conforme o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, oferecer cursos de qualificação é uma das bandeiras que sempre foram defendidas pela atual administração. “Ao capacitar os cidadãos, a prefeitura não só melhora a qualidade de vida da nossa população, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico, social e cultural da comunidade como um todo. O curso de qualificação é uma iniciativa poderosa que promove o desenvolvimento econômico, social e cultural da comunidade. Ao capacitar as mulheres e incentivá-las a criar fontes de renda adicionais, o curso desempenha um papel crucial na melhoria da qualidade de vida e na construção de um futuro mais próspero e sustentável para todos os moradores da região’’.

Fonte: Ascom Hulha Negra

Data de publicação: 17/06/2024